Pesquisar este blog
sábado, 16 de abril de 2011
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Compartilhando
Entre as muitas buscas no You Tube achei este vídeo que gostaria de compartilhar com vocês. Espero que gostem!!!
domingo, 3 de abril de 2011
Assitimos a um vídeo, trecho do filme Ponto de Mutação, e foi levantada a seguinte questão: Será que o digital mudou a forma dos professores se relacionarem com o tempo? Comecei a pensar que toda essa discussão sobre tempo me faz lembrar que em 1995, quando a Internet estava começando a se popularizar no Brasil havia uma promessa de que com ela viria a possibilidade de ao fazer compras em casa, pagar suas contas e até trabalhar via net teríamos mais tempo para o lazer e atividades pessoais. Os anos passaram e essa promessa não se cumpriu. Não temos mais tempo livre. A medida que íamos incorporando as tecnologias e ganhando tempo automaticamente fomos incorporando novas funções ao dia-a-dia. Hoje somos bancários (pagamos nossas próprias contas, sacamos...), lojistas (buscamos, compramos e pagamos), entre outras funções. Na escola, o trabalho triplicou. Além das questões do dia-a-dia da escola atividades antes realizadas pela SMEC foram transferidas a cada escola.
A discussão de hoje no curso de pós foi a respeito dos softwares educacionais. Vejo essa discussão dos softwares educacionais muito parecida com a do livro didático. Durante muito tempo achou-se que os livros didáticos deveriamser banidos das escolas. Hoje já discutimos que qualquer livro até o mais arcaico terá uma nova roupagem dependendo de como o professor fará a sua utilização. Os softwares podem trazer grandes benefícios dependendo da concepção de educação do educador. Se ele tiver esse perfil de educador bancário ele o fará com o software, a net (pesquisar textos, ler e copiar)...
No móduloI do curso de pós, discutimos sobre os conceitos de tic's e após ler e refletir cheguei a segunite conclusão: muitos eduacadores tendem a pensar as tic's (tecnologias da informação) como ferramentas. Entendo ferramenta em educação a régua, o compasso, o retroprojetor... As tic's definem uma nova forma de pensar, especialmente a internet. Os hipertextos romperam com a linearidade dos textos. Um hipertexto é naturalmente transdisciplinar. Dessa forma é exigida uma nova habilidade do educando. Ele precisa ter clareza do quer estudar para não se perder nos rizomas virtuais. Ainda não devemos nos esquecer que desde que foi inventada, a régua sofreu poucas modificações e todas elas apenas no seu material de fabricação. Com as tic's há uma mudança de mão dupla. As tic's influenciam o modo de vida do homem e o transforma. Tal transformação gera novas transformações nas tic's, o que torna o conceito de ferramenta insuficente para qualificá-las.
Assinar:
Postagens (Atom)